quarta-feira, 22 de julho de 2015

TERCEIRO DIA NOVENA MARIA PASSA NA FRENTE

TERCEIRO DIA
Maria, passa à frente do meu trabalho!
“Agradeçamos a Nossa Senhora, pois foi ela quem nos trouxe Jesus ” (São Pio de Pietrelcina).
1.       Oração ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo! Vinde, por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima Esposa e nossa Mãe. Amém.
2.       Palavra de Deus (Lucas 2, 1-14)
“Naqueles tempos, apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a Terra. Este recenseamento de toda a Terra. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu Filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia, nos arredores, uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos, durante as vigílias da noite. Um Anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O Anjo disse-lhes: ‘Não temais, eis que vos anuncio uma Boa Nova, que será alegria para todo o povo: hoje, vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura’. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: ‘Glória a Deus no mais alto dos Céus, e, na Terra, paz aos homens, objetos da benevolência (divina)’”.
3.       Catequese Mariana
O culto da Santíssima Virgem.
“’Todas as gerações me chamarão bem-aventurada’ (Lucas 1, 48): ‘A piedade da Igreja para com a Santíssima Virgem é intrínseca ao culto cristão’ (Marialis Cultus, 56). A Santíssima Virgem ‘é legitimamente honrada com um culto especial pela Igreja. Com efeito, desde remotíssimos tempos, a bem-aventurada Virgem é venerada sob o título de ‘Mãe de Deus’, sob cuja proteção os fiéis se refugiam suplicantes em todos os seus perigos e necessidades. Este culto, embora inteiramente singular, difere essencialmente do culto de adoração que se presta ao Verbo encarnado e igualmente ao Pai e ao Espírito Santo, mas o favorece poderosamente’ (Lumen Gentium, 66); este culto  encontra sua expressão nas festas litúrgicas dedicadas à Mãe de Deus (cf. Sacrossanctum Concilium, 103) e na oração mariana, tal como o Santo Rosário, ‘resumo de todo o Evangelho’ (Marialis Cultus, 42)” (Catecismo da Igreja Católica, 971).
4.       Iluminando a Vida
“Doce Cadeia que nos prende a Deus”
        Eu não tenho dúvida: Jesus é o único Caminho que leva ao Pai (cf. João 14, 6). Mas há uma maneira excelente de andar neste “único Caminho”: Maria! Sim, Maria é o jeito por excelência de andar no Caminho que é o Cristo. É preciso andar nas pegadas de Maria... Meus irmãos, tudo com Jesus e nada sem Maria! Maria não é atalho, é certeza de chegada! Na ladainha lauretana, nós a chamamos de “Porta do Céu”.
        O Beato Bártolo Longo chamava o Rosário de Nossa Senhora de “doce cadeia que nos prende a Deus”. Para sermos libertos (e vermos libertos nossos filhos, nossas famílias) das cadeias da droga, do álcool, das más companhias, dos maus caminhos e dos maus costumes, rezemos com fé o Santo Rosário. Prendamo-nos a Deus, por meio de Maria. Para nos desprendermos do mundo e de tudo o que é desprezível.
5.       Ladainha “Maria, passa à frente do meu trabalho!”.
Do meu trabalho, Maria, passa à frente!
Do meu ambiente de trabalho, Maria, passa à frente!
Dos meus colegas de trabalho, Maria, passa à frente!
Daqueles com quem eu trabalho e para quem eu trabalho, Maria, passa à frente!
Dos meus dons e talentos, Maria, passa à frente!
Da maneira como eu uso o meu salário, Maria, passa à frente!
Da minha luta por dias melhores, Maria, passa à frente!
Da minha inteligência e da minha vontade, Maria, passa à frente!
Dos concursos, testes e entrevistas que fiz ou farei, Maria, passa à frente!
Do meu crescimento profissional, Maria, passa à frente!
Quando inveja e ciúmes tiverem de mim, Maria, passa à frente!
Quando a competição, a vaidade e o orgulho falarem mais forte, Maria, passa à frente!
Para que eu seja protegido da falsidade e das trapaças, Maria, passa à frente!
Para que eu seja protegido das armadilhas e das arapucas, Maria, passa à frente!
Para que eu não viva no ócio, Maria, passa à frente!
Do meu descanso e do meu lazer, Maria, passa à frente!
Dos que trabalham para Deus, Maria, passa à frente!
Dos que “dão trabalho” para Deus, Maria, passa à frente!
Para que Deus trabalhe em nós e no mundo, através de nossa fé e vida de oração, Maria, passa à frente!
Das minhas necessidades materiais e espirituais, Maria, passa à frente!

6.       Oração “Maria, passa à frente!”
Maria, passa à frente e vai abrindo estradas e caminhos. Abrindo portas e portões. Abrindo casas e corações! A Mãe vai à frente, e os filhos protegidos seguem seus passos. Maria, passa à frente e resolve tudo aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe, cuida de tudo o que não está ao nosso alcance. Tu tens poder para isso! Mãe, via acalmando, serenando e tranquilizando os corações. Termina com o ódio, os rancores, as mágoas e as maldições! Tira teus filhos da perdição! Maria, tu és Mãe e também Porteira. Vai abrindo os corações das pessoas e as portas pelo caminho. Maria, eu te peço: passa à frente! Vai conduzindo, ajudando e curando os filhos que necessitam de ti. Ninguém foi decepcionado, depois de ter invocado a tua proteção. Só a Senhora, com o poder de teu Filho, Jesus, pode resolver as coisas difíceis e impossíveis. Amém!

4 comentários: